sexta-feira, 22 de maio de 2009

Como a banana se reproduz

A banana é o fruto da bananeira, pertencente à família Musaceae. É cultivada em todas as regiões tropicais, e originária do sudeste da Ásia.
O maior produtor mundial de banana é o Equador, seguido da Índia e do Brasil.
As bananas formam-se em cachos, estes ficam pendurados no caule da bananeira e pesam de 30 a 50 Kg.
O cultivo é fácil, já que os primeiros cachos podem ser colhidos após o primeiro ano de plantio.
A banana é composta de 75% de água e 25% de matéria seca. É fonte de vitaminas A, C, B1, B2, carboidratos, fibras, sais minerais, potássio. Possui baixo teor de gorduras.
Quando imatura, é uma fruta de cor verde, ao madurar apresenta cor amarela ou vermelha. Existem mais de 500 variedades de banana em todo o mundo. As quatro variedades principais são: banana prata, banana maçã, Cavendish e a banana terra.
Enquanto está verde, a banana é composta por água e amido, o que lhe garante o sabor adstringente.
Pode ser consumida fresca, assada, cozida, frita, é usada para a preparação de doces.
É a fruta mais consumida no Brasil e no Mundo, sendo um alimento energético bastante apreciado por atletas.

Você já parou para pensar onde ficam as sementes da banana?

Muitas pessoas acreditam que as sementes são aqueles pequenos pontinhos pretos no interior da banana, algumas dessas pessoas até retiram estes pequenos pontinhos com o receio de estar comendo uma semente.

Na realidade, as espécies que consumimos a banana prata, ouro, maçã etc. não possuem sementes, muitas pessoas se enganam com estes pequenos pontinhos.
Aqueles pontos pretos na polpa da banana são apenas óvulos não fecundados, as bananas que cultivamos são estéreis e se reproduzem assexuadamente.
Para plantar uma nova espécie de banana, basta cortar um pedaço da raiz e plantá-la em outro local, alguns biólogos adotam o nome de “propagação vegetativa” esse tipo de reprodução das bananeiras.

Apenas algumas espécies selvagens possuem sementes, conforme figura abaixo:

0 comentários:

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

FAST MENU CS

FAST aviso



Os arquivos mensionados no FastCs, se encontra em outros endereços da própria internet, não hospedamos quaisquer tipos de materiais ou arquivos sob proteção de direitos autorais, só indicamos onde encontrá-lo.
Os arquivos baixados deveram ficar no máximo 24 horas no seu computador por motivo de testes e/ou de experimentos, depois deveram ser excluidos totalmente, para uma posteriore aquisição legal. Não podendo ficar armazenar em qualquer outro tipo de mídia ou portáteis.Somos totalmente a favor da preservação dos direitos de autor. FAST CS
fast cs © 2016 Suporte Blogger Templates