sexta-feira, 6 de março de 2009

Os Benefícios do Alho

Originário da Europa Meridional, o alho, pela sua adaptabilidade a climas diferentes, logo chegou a outras localidades. Ele foi usado desde as épocas mais remotas na Medicina indiana, mencionado em textos bíblicos, colocado nas tumbas e pintado nos monumentos funerários do Egito. Em Roma, costumava-se comê-lo para melhorar a voz. Seu uso é constante até hoje, em quase todo o mundo.

Utilidades:

Altamente terapêutico, funciona como ativador da circulação sangüínea. Também ajuda a combater infecções. É um antibiótico natural, devido a uma substância descoberta em 1944, chamada alicina, que é a causadora de seu cheiro forte. Por isso, quem, por algum motivo, não possa ingeri-lo, pode fazer inalações, com bons resultados. Como seu cheiro é eliminado pela respiração ou pela pele, ele desinfeta o aparelho respiratório e o sangue. Não deve, no entanto, ser aplicado diretamente na pele porque pode provocar queimaduras, embora existam algumas terapias que são aplicadas desta maneira.

O alho aumenta a secreção glandular, não só da saliva, mas também de todo o aparelho digestivo, muitas vezes provocando mal-estar. Como remédio, deve ser usado com moderação e precaução.

Elimina vermes - os oxiúros vão embora rapidamente com os enemas de água de alho; elimina bactérias malignas do intestino, funciona como adstringente e calmante intestinal.

Abaixa a pressão arterial (ver artigo sobre o tema), melhora a circulação, é excelente para gripes, resfriados ou qualquer baixa do sistema imunológico, pois aumenta a resistência.

Impede o crescimento das células cancerígenas, porque regulariza o metabolismo. Também é antioxidante, combatendo os radicais livres.

Combate a prisão de ventre, gases, e ajuda nos problemas cardíacos.

Ajuda a regularizar o colesterol.

Foi muito usado para tifo e paratifo e no tratamento do cólera.

Nas doenças respiratórias, como tuberculose, enfisema pulmonar, gangrena pulmonar, asma, bronquite, e nas intoxicações por nicotina.

Ajuda a melhorar o humor, energizando e estimulando.

Como o alho pode ser usado?

Na confecção de alimentos - Não se deve, porém, refogá-lo com gorduras, e sim, com água.

No tempero da salada crua - Quem não gosta do seu cheiro, pode amenizá-lo com salsa.

Para hipertensão - Deixar de molho, à noite, um dente de alho picado em meio copo d’água, tampado. Pela manhã, coar e beber esta água. Isto serve também para gripes e resfriados ou se quiser fortalecer o sistema imunológico.

Como estimulante - Socar bastante um dente de alho pequeno com 2 colheres de mel, misturar e tomar; mas cuidado: por ser estimulante, tira o sono, sendo contra-indicado para quem tem insônia, nunca devendo ser usado à noite.

Cataplasma - Misturar com argila ou fubá para amadurecer furúnculos.

Para Pele - Bater dois dentes de alho com 1/4 de litro de leite no liqüidificador, passar na pele com uma mecha de algodão (atenção: uso externo).

Dores de dente - Colocar no dedo mínimo, amarrando do lado contrário ao dente doente (observar, para não queimar a pele).

Dores de ouvido: Retirar o sumo, molhar no algodão, envolver o molhado em outro seco e colocar no ouvido (cuidado para não encostar na pele)

Olhos Inflamados: Pedir para alguém mastigar um dente de alho, e, após jogá-lo fora, assoprar nos olhos do doente.

Para verme oxiúros: Ferver 1½ litro de água com dois dentes de alho, coar, esperar amornar ou esfriar completamente, e fazer lavagem intestinal durante três dias seguidos.

As lavagens só podem ser feitas com estômago vazio, longe das refeições, e nunca com suspeitas de hemorragias ou apendicite. Na dúvida, peça orientação.

Precauções:

Usar moderadamente.

Evitar o uso puro quando há gastrite ou problemas estomacais.

Alguns naturopatas são contra seu consumo, por ser muito estimulante; acham que desequilibra o metabolismo. Boa sorte!

0 comentários:

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

FAST MENU CS

FAST aviso



Os arquivos mensionados no FastCs, se encontra em outros endereços da própria internet, não hospedamos quaisquer tipos de materiais ou arquivos sob proteção de direitos autorais, só indicamos onde encontrá-lo.
Os arquivos baixados deveram ficar no máximo 24 horas no seu computador por motivo de testes e/ou de experimentos, depois deveram ser excluidos totalmente, para uma posteriore aquisição legal. Não podendo ficar armazenar em qualquer outro tipo de mídia ou portáteis.Somos totalmente a favor da preservação dos direitos de autor. FAST CS
fast cs © 2016 Suporte Blogger Templates